terça-feira, 21 de junho de 2011

Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade


             
                   
                   
O MEC define condutas típicas como manifestações comportamentais típicas de portadores de síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos que ocasionam atrasos no desenvolvimento da pessoa e prejuízos no relacionamento social, em grau que requeira atendimento educacional especializado. As condutas típicas possuem uma variedade muito grande de comportamentos e tipos de transtornos, por isso dividem-se os quadros de condutas típicas em dois quadros: os voltados para si, e os voltados para o outro. Os voltados para si são caracterizados por fobias, alheamento, recusa para contato, timidez, auto-agressão, choro, riso imotivado. Os voltados para os outros são caracterizados por agressividade, faltar com a verdade, possíveis roubos, gritos, locomovem-se o tempo todo, comportamentos maliciosos, comportamentos vingativos.
 Essas atitudes se manifestam num contínuo, desde a simples inquietude até comportamentos estranhos, que permanecem por um tempo prolongado, acima de seis meses. Portanto, o grau de severidade vai depender de variáveis tais como: sua freqüência, intensidade e duração.
A tendência maior ou menor do aparecimento dos sintomas depende da freqüência em que ocorre de acordo com o esperado para a idade ou gênero do aluno por se tratar de indicadores de condutas típicas. Os determinantes de condutas típicas podem ser de ordem biológica, psicológica, comportamental ou social. Não existem padrões únicos de denominação de comportamentos no que se refere a condutas típicas. Um exemplo de condutas típicas são os Distúrbios de Atenção, os sintomas são: dificuldade em atender a estímulos não conseguindo manter a atenção pelo tempo requerido pela atividade, movimentação de cabeça o tempo todo, selecionam aspectos limitados da realidade. Outra conduta típica é a Hiperatividade, que se caracteriza basicamente pelos sintomas: Inabilidade para controle motor; constante mobilidade e agitação motora impedindo envolvimento com a ação e tarefa.
Características Básicas: desatenção; agitação e impulsividade.  Essas características levam a dificuldades emocionais, de relacionamento familiar e social, índices de baixo desempenho escolar.
  Outros sintomas são: Não prestar atenção a detalhes ou cometer erros por descuido, ter dificuldades de concentração, ter dificuldades em seguir regras, distrair-se constantemente com coisas que não têm nada a ver o que está fazendo, ser muito agitado, perder coisas importantes, ficar remexendo as mãos ou os pés quando sentado.
O transtorno de TDH é a associação do Déficit de Atenção com a Hiperatividade, esse transtorno em geral é acompanhado por algum tipo de impulsividade, alheamento e agressividade, ou a associação dos três. A impulsividade é caracterizada por: agir sem pensar, analisar ou avaliar as conseqüências dos próprios atos. O alheamento é caracterizado por: esquivamento ou recusa em manter contato com outras pessoas ou ambiente. Já a agressividade é caracterizada por: ações dirigidas a si e aos outros ou objetos que provoquem situações desconfortáveis a quem convive com os transtornos de agressividade da pessoa que sofre desse tipo de conduta típica.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário