terça-feira, 21 de junho de 2011

Filme procurando Nemo

Nemo, animado, destemido, impulsivo podemos tachá-lo de hiperativo mas perde para a personagem Dory que é inquieto e muito disperso, ou melhor apresenta vários dos sintomas de TDAH, ela vive em um mundo só seu, é desastrada e esquecida  mas logo consegue cativar o pai de Nemo o peixe-palhaço chamado Marlin.
No inicio Marlin não suporta essas características de Dory, mas logo se afeiçoa a ela no final do filme há um dialogo entre eles onde Dory diz: “Ah não, não me deixe sozinha. Você foi a única pessoa que conseguiu ficar comigo por tanto tempo!”. 
No filme as características de TDAH que podemos identificar são: dificuldades para manter atenção, são facilmente distraídas por estímulos externos ou internos, geralmente são esquecidas justamente pela falta de atenção, são impulsivas e apressadas.  
No filme podemos perceber isso quando aceita o convite do Tubarão e aceita confiar na baleia sem nenhum tipo de ponderação, claro que é um filme e o final feliz está garantido mas na vida real os que tem TDAH enfrentam  dificuldades por serem desorganizados. 
Por outro lado como também podemos ver no filme, quem tem TDAH gosta de se sentir útil e sofrem de baixa auto-estima, medo da rejeição, mas geralmente são bem-humorados e boas companhias desde que se tenha paciência e disposição para aguentar seu pique. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário