terça-feira, 21 de junho de 2011

Histórico

Um pouco da História do  Transtorno de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ...


Segundo Barkely (Médico americano) Shakespeare faz referencias sobre a desatenção, dentre outros sintomas, do controvertido Rei Henrique VIII da Inglaterra. Mias tarde um medico alemão (Heinrich Hoffman) mais ou menos em 1800 fez um poema (Fidget Phil) "Irriquieto Phil".
Fonseca, pesquisador português da Faculdade de Psicologia de Coimbra informa que os primeiros relatos ocorreram na Europa, através da Inglaterra em 1877. Também na França em 1897 foi descrito um grupo de crianças com problemas de concentração, agitação motora excessiva e instabilidade emocional.
No início do sec. XX o transtorno começou a ser melhor identificado.
1902 a descrição destacou-se com Still na Inglaterra. A pesquisa da hiperatividade infantil surgiu na Europa, mas ganhou fama na América do Norte.
Para Reid (1996), desde a epidemia de encefalite em 1918, a incidência do transtorno hiperativo foi meteórico. Em 15 anos (1960-1975) mais de 2000 artigos foram publicados. Mais tarde no período de três anos ficou com mais de 7000 publicações.
TDAH é uma disfunção dimensional e não categorial, segundo a psiquiatria. É normal ser desatento impulsivo, desorganizado–pode ser desencadeado por divorcio, desemprego... - e hiperativo, o problema é quando a freqüência aumenta comparada com pessoas da mesma idade.

(Razera, Graça 1971,Grifo autora do blog)



Nenhum comentário:

Postar um comentário