terça-feira, 21 de junho de 2011

Dificuldades Clínicas




É muito comum ficarmos na dúvida a respeito da causa real do comportamento de uma criança ou jovem com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. A razão dessa dúvida são os vários problemas que provocam sintomas idênticos aos do TDAH. Em alguns casos, a falta de diagnóstico do transtorno pode levar a diagnósticos de Ansiedade, Depressão ou Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Em outros, a intensidade dos sintomas de TDAH pode provocar Transtorno de Conduta ou Depressão. Mas esses transtornos também podem ocorrer simultaneamente com o TDAH - as chamadas comorbidades - e devem ser tratados ao mesmo tempo, embora de maneira diferente e específica, de acordo com as recomendações próprias para cada um.
O objetivo de uma avaliação abrangente, portanto, é definir exatamente as condições que estão provocando os sintomas apresentados pela criança.
É preciso muito cuidado ao se fazer um diagnóstico de TDAH, pois algum tipo de desatenção ou hiperatividade pode ser característico da faixa etária, escola ou currículo inadequados podem originar comportamento idêntico àquele resultante de TDAH, da mesma forma que um ambiente familiar caótico pode gerar comportamentos não aceitáveis. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mas fácil evitar o desenvolvimento de outros problemas. Um profissional com bastante experiência no assunto deve ser a pessoa a comandar a avaliação, de modo a possibilitar um tratamento correto e adequado.

As comorbidades que mais freqüentemente acompanham o TDAH são:
- Transtorno Opositivo Desafiador (60%)
- Problemas de Aprendizagem (40%)
- Transtorno de Conduta (30%-40%)
- Depressão (40%-50%)
- Ansiedade (25%)
- Transtorno Bipolar (25%)
- Síndrome de Tourette (50% dos que têm esse diagnóstico têm também TDAH)

O Transtorno Opositivo Desafiador está relacionado com dificuldades dos pais em lidarem com os filhos, um ambiente familiar disfuncional e a um histórico de depressão em um ou ambos os pais. O comportamento padrão das crianças é negativo hostil, apresentando-se argumentadores, freqüentemente perdendo a cabeça, incomodando ou culpando os outros deliberadamente. Distingue-se do comportamento de um portador de TDAH por não apresentar a agitação marcante que o caracteriza, o mesmo padrão de desatenção, a impulsividade típica e atrasos no desenvolvimento.
Os Transtornos da Aprendizagem só são assim denominados quando houver uma diferença visível entre o potencial intelectual e o desempenho acadêmico. Normalmente, aparecem quando o trabalho escolar se torna mais difícil e a criança precisa apresentar um rendimento que não é capaz. Os problemas de atenção são relacionados com tarefas específicas.
Depressão se caracteriza por uma mudança de comportamento durante 2 ou 3 semanas. Nesse período, há aumento da negatividade, perda de interesse ou prazer por atividades exercidas anteriormente, os problemas de atenção são relacionados com tarefas específicas, a disposição geral é de irritabilidade, desamparo e infelicidade. No TDAH, os sentimentos de tristeza, desamparo e baixa auto- estima são resultado da deficiência de capacidade, os problemas perduram por longo tempo, a falta de atenção é global e estão presentes superexcitação e impulsividade hiperativas.
A Ansiedade provoca inibição e timidez, ao contrário do que ocorre com portadores de TDAH, que são hiperativos e impulsivos. Pessoas ansiosas são agitadas mas preocupadas a respeito de tudo ou de coisas e situações específicas, têm dificuldade de focalizar a atenção em certas ocasiões mas conseguem sustentá-la quando estão relaxados, enquanto que o problema global de atenção doTDAH não sofre esse tipo de variação. Há ausência de hiperatividade precoce mas presença de histórico familiar da condição.

Texto tirado do site: http://www.hiperatividade.com.br

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